Pages

sábado, 29 de dezembro de 2012

Feliz 2013, a todos os amigos e visitantes do blog do diassys.

Que Deus ilumine cada um de vocês, e que o ano novo seja cheio de realizações, e estaremos juntos se Deus quiser.  

Lembro ainda que só irei atualizar o blog a partir do dia 03/01/2013. até breve!!!!! 

MENSAGEM DE FIM DE ANO DA PREFEITA EVILÁSIA GILDÊNIA E DA VICE GORETE FORTE AOS PATUENSES



O ano de 2012 chega ao fim, e junto com ele a certeza de que muito foi realizado por parte do poder público municipal visando à melhoria de todos os setores da nossa sociedade. Um novo tempo nasce não só para cada pessoa, mas principalmente para a nossa comunidade. É tempo de avançar ainda mais na geração de emprego e renda, nos investimentos em saúde pública, educação, cultura, esporte, turismo, lazer, meio ambiente, na valorização do servidor público e principalmente em novas conquistas que visem melhorar ainda mais não só a qualidade de vida de cada cidadão, mas de Patu como um todo. 

O ano de 2013 renasce embalado pelo compromisso de realizar cada sonho e trilhar novos rumos em busca de mais recursos e projetos importantes para o crescimento da nossa querida Patu, através de muito trabalho, empenho e com o apoio de uma equipe de auxiliares competentes e comprometidos com a nossa cidade. 

Que o ano vindouro seja repleto de muitas realizações, conquistas e muita união. Sabemos que ainda precisamos trabalhar muito para construirmos uma Patu cada vez melhor, mas temos a plena certeza de que muito já foi realizado. Reafirmamos o nosso compromisso em trabalhar dia após dia à serviço da coletividade, beneficiando todas as camadas sociais de forma justa e democrática. Que Deus ilumine os passos de cada família patuense com muita saúde, prosperidade, união, felicidade e acima de tudo muita paz. 

Que 2013 seja um ano de muitas realizações para todos. 

São os votos da sua prefeita Evilásia Gildênia, da vice prefeita Gorete Forte e de todos que fazem a administração Ação e Reconstrução.

FONTE: SECOM 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Governo adia início do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa



A obrigatoriedade do uso do Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, assinado em 2008 e previsto para entrar em vigor no próximo dia 31, foi adiada por mais três anos. O novo prazo para entrada em vigor do acordo é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do "Diário Oficial da União".
O novo prazo foi definido durante reunião de um grupo interministerial composto, além de membros do MRE, por técnicos do Ministério da Educação e da Casa Civil.
De acordo com a assessoria de imprensa da Casa Civil, a ministra-chefe Gleisi Hoffmann recebeu em novembro um grupo de senadores que defenderam o adiamento do prazo, e convocou uma reunião com os ministérios envolvidos no tema. Uma reunião com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Cultura e da Casa Civil, definiu que o acordo vai começar a valer daqui a três anos. A nova data escolhida pelo grupo, que reúne técnicos e subchefes dos três ministérios tem como objetivo ajustar o prazo brasileiro com o de Portugal, que tem mais três anos até que o acordo seja totalmente aplicado no país. Até 31 de dezembro de 2015, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.
Segundo o Ministério da Educação, o Brasil é o que mais avançou na implantação do acordo entre os oito países que assinaram o documento. Mesmo já tendo feito "a lição de casa", o secretário de Educação Básica, César Callegari, explicou ao G1 que o MEC é favorável a alinhar o cronograma brasileiro "com o cronograma de outros países, entre eles Portugal".
Mudanças do novo acordo ortográfico (Foto: Reprodução)Algumas das mudanças que fazem parte do novo
acordo ortográfico (Foto: Reprodução)
Callegari afirmou que, pouco depois da ratificação do acordo pelo Brasil, o ministério, que é o maior provedor de livros didáticos do país, começou a incluir, em seus editais de compra de livros e dicionários para escolas, a exigência de que os materiais já estejam adaptados às novas regras da ortografia. Porém, para ele, a preparação dos professores para ensinar as novas regras cabe às universidades.
"Boa parte da tarefa que cabe ao ministério está realizada. O trabalho de formação de professores e atualização cabe fundamentalmente ao sistema de ensino, das instituições públicas e privadas de educação superior. Mas as diretrizes estão dadas, e os materiais já estão com as novas características dessa nova ortografia", disse.  
O MRE afirmou, por meio de sua assessoria, que seus técnicos ficaram responsáveis por minutar o decreto até o fim do mês, para que ele possa ser submetido à Presidência da República. Mas, segundo o ministério, novo prazo será definido pela própria presidente. A ideia, de acordo com o MRE, é prorrogar a entrada em vigor do acordo para dar mais tempo de adaptação das pessoas à nova ortografia.

Brecha temporária permitiu acesso antecipado a notas do Enem 2012


Alguns candidatos tiveram acesso antecipado à nota individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 na tarde desta quinta-feira (27). Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, durante uma janela de entre 20 e 30 minutos, o sistema ficou aberto à consulta individual enquanto os técnicos do MEC faziam o processo de homologação do sistema. De acordo com a assessoria, "alguns alunos", com seu número de inscrição e senha, conseguiram ver a sua nota. Apenas a nota da redação ficou acessível.
Um internauta relatou ao VC no G1 que, ao inserir seus dados pessoais e senha nos campos específicos no site de resultados do Enem, conseguiu ter acesso à sua nota na prova de redação por volta das 14h30 desta quinta. Raul Carvalho Ciarlini, de 18 anos, afirmou ao G1que um colega de classe de sua irmã avisou os amigos pelo Facebook que havia conseguido acessar sua nota da redação pelo site. Ele e a irmã prestaram o Enem neste ano, apesar de ele já estudar direito na Universidade de Fortaleza (Unifor).
"Ela nem tentou [ver sua nota], estava com medo de ver. Mas eu consegui acessar a minha", disse. Segundo Raul, apesar de o primeiro campo da página não conter a opção 2012 (o meno só indica ter as notas dos exames de 2009, 2010 e 2011), ele diz que, ao inserir seus dados do Enem deste ano nos campos seguintes, conseguiu acesso à página de resultados. Segundo ele, todas as notas das provas objetivas estavam zerados, menos a da redação. "Eu e mais umas duas pessoas conseguimos ver, não sei se é a nota verdadeira."
Isso ocorreu, de acordo com o ministério, enquanto as notas eram carregadas no sistema. Mas, ainda segundo o MEC, o acesso já foi fechado e o resultado só estará disponível para consulta individual a partir da manhã de sexta-feira (28). Para consultar o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema.
Seleção Unificada
O MEC lançou na manhã desta quinta-feira (27) o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai oferecer, em 2013, 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início no dia 7 de janeiro.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 o estudante que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2012 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002.
As notas individuais do Enem 2012 estão previstas para serem divulgadas nesta sexta-feira (28).


Venha Participar da Romaria de Nossa Senhora dos Impossíveis, dia 1 de Janeiro de 2013

RN: OPERAÇÃO VERÃO 2013 SERÁ APRESENTADA NESTA SEXTA-FEIRA (28)


Ação será realizada nos municípios situados no litoral potiguar.

Acontecerá na manhã desta sexta-feira (28) a apresentação da Operação Verão 2013, em Natal/RN. A ação terá como área de abrangência as praias e cidades localizadas no litoral potiguar.

A Operação se estenderá até o dia 13 de fevereiro e intensificará a fiscalização nesses locais e será coordenada pela Polícia Rodoviária Federal e pela Capitania dos Portos, tendo como parceiros os seguintes órgãos: Secretaria de Estado, da Segurança e Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros, IDEMA, DETRAN, ITEP, Secretarias de Comunicação e Turismo do RN, entre outros colaboradores.

IPVA 2013 tem redução de 10,5% no Rio Grande do Norte, diz Secretaria


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá ujma uma redução de 10,5% em 2013 em comparação com este ano no Rio Grande do Norte Rio. Os dados são da Secretaria Estadual de Tributação (SET), que também informou que a arrecadação deve crescer 11,5%, apesar da queda no imposto.

De acordo com o o titular da SET, José Airton da Silva, a redução no IPVA se deu pela depreciação dos veículos automotivos. O valor pode ser pago em cota única, a ser paga até o dia do vencimento com o benefício da redução de 5% da taxa. O imposto também pode ser pago em três cotas (parcelas), mas desta forma não há descontos.

Os vencimentos das parcelas para o pagamento do IPVA são determinados de acordo com a numeração das placas dos veículos. Para placas de final 1, por exemplo, o primeiro vencimento é em 21 de março de 2012 - mesma data para quem for pagar a cota única.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Governo do RN entrega base do SAMU para Pau dos Ferros, Apodi e outras cidades do RN



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrega até o final deste ano mais três bases descentralizadas, localizadas nos municípios de Apodi, Lajes e Pau dos Ferros.

Hoje (27), a partir das 15h, será entregue a base de Apodi com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino Vilela. Na sexta-feira (28), às 16h30, o município de Lajes recebe sua base; e no sábado (29), às 9h, é a vez de Pau dos Ferros inaugurar sua base descentralizada. Além destes três municípios, a cidade de Areia Branca também recebeu uma base do SAMU nesta quarta-feira (26).

Cada base descentralizada conta com 1 ambulância de Suporte Básico, com 1 técnico de enfermagem e 1 socorrista. Municípios pólo, como Pau dos Ferros, contam com 2 ambulâncias: uma de suporte básico e outra de Suporte Avançado - UTI Móvel.

De acordo com Luiz Roberto Fonseca, coordenador estadual de Urgências e Emergências, a expectativa é que em janeiro de 2013 o SAMU alcance 60% de cobertura populacional em todo o Estado, com a inauguração de mais três bases nas cidades de São Miguel, Baraúnas e Caraúbas. "E até o primeiro trimestre de 2013 queremos atingir 72% de cobertura populacional, inaugurando bases descentralizadas em Caicó, Currais Novos, Parelhas e Santa Cruz", disse o coordenador.

Luiz Roberto Fonseca explicou ainda que todas as denominações usadas na regionalização, como SAMU Oeste, Leste e Seridó-Trairi agora compõem a rede do SAMU Estadual, integrando todas as Bases Descentralizadas através de uma Central de Regulação Única.

Por Assessoria Sesap
Via Sargento Andrade

RN poderá receber complementação para pagar Piso Salarial Nacional


Enquanto os governantes comemoram a notícia de que o Rio Grande do Norte pode integrar o grupo dos estados que recebem complementação para pagar o Piso Salarial Nacional, o SINTE-RN lamenta.

A direção do Sindicato considera vergonhoso que um estado produtor de petróleo, de sal e de tantas outras riquezas precise usufruir de artifícios como esses para cumprir suas obrigações.

A coordenadora geral Fátima Cardoso questiona. “Será mesmo que o estado precisa dessa complementação ou será que ainda falta transparência na aplicação dos recursos?”

A sindicalista lembra que alguns gestores dizem que não tem condições de pagar o piso, mas acabam “encontrando” os recursos. Vai ser necessário muita vigilância para que essa complementação seja, de fato, para os profissionais da Educação.

Fonte: Sinte

Rosalba, as 16 motocicletas da CAERN e a prevaricação


A governadora Rosalba Ciarlini mandou organizar uma solenidade para entregar  16 motocicletas para melhorar a operacionalização da CAERN.

Foram convocados mais de 200 pessoas, entre auxiliares e servidores para assistir esse ato da entrega das 16 motos que certamente mudará por completo o sistema operacional da CAERN.

O consumidor potiguar pode ficar tranquilo que não faltará mais água tratada em todos os municípios, essas 16 motos vão garantir a regularidade do abastecimento.

Agora, o que mais chamou atenção foi o discurso da governadora quando ela afirmou: “ “Essa é uma CAERN que eu sempre quis:operante e sem desvios”.

Diante dessa afirmação a governadora tem o dever de dizer quais foram os desvios, pra onde foram desviados e quem praticou esses desvios.

Ela tem que esclarecer, sobre crime de prevaricação..

Fonte: Blog do Primo

Cerca de 90 concursos devem oferecer mais de 75 mil vagas em 2013


O número de vagas previstas para 2013 em órgãos de nível federal e estadual, além de capitais, chega a 75.103, segundo levantamento feito pelo G1, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva, isto é, quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão.
Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.
Correios, Banco Central e PRF devem abrir concursos em 2013 (Foto: Reprodução/TV Globo)Correios, Banco Central e PRF devem abrir concursos em 2013 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Entre os concursos mais esperados do ano estão os do Banco Central, Correios e Ministério da Saúde. Os dois últimos já foram autorizados pelo Ministério do Planejamento a realizar seleção. Já o Banco Central aguarda aval para lançar concurso para pelo menos 1.090 vagas em 2013 - o pedido é para 1.850 vagas a serem preenchidas até 2014.
Confira lista completa no portal do G1.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fátima bate em Rosalba: “O RN teve dois anos de gestão perdida”

 Em entrevista ao Jornal de Hoje a deputada federal Fátima Bezerra (PT) avalia que, sob o governo Rosalba Ciarlini (DEM), o Rio Grande do Norte teve “dois anos de gestão perdida”. “Avaliação que faço sobre os dois anos do governo Rosalba, do DEM, é a mesma que o povo do Rio Grande do Norte tem mostrado nas pesquisas de opinião divulgadas pela imprensa. Ou seja, dois anos de gestão perdida. O que temos, até o presente momento, são expectativas e promessas frustradas”, afirmou a deputada.
A desaprovação da governadora Rosalba Ciarlini, na análise de Fátima Bezerra, bate recorde, se comparada com outros governos em igual período de tempo. E acrescenta que o desgaste da democrata “é diretamente proporcional” à expectativa que ela gerou na campanha. “Ela conseguiu desmanchar o que funcionava e piorou o que já tinha problemas. O atendimento em áreas como segurança pública, saúde, educação, entre outras, piorou ao invés de melhorar. A população continua cada vez mais desassistida”, declarou Fátima.
Via Blog do Marcos Dantas/ Patu Em Foco

GOVERNO DO RN GASTOU, ATÉ O MOMENTO, MAIS DE R$ 13 MILHÕES COM DIÁRIAS EM 2012.


O Governo do Rio Grande do Norte destinou mais de R$ 13 milhões com diárias em 2012. O valor ainda não foi fechado. Mas a parcial no Portal da Transparência aponta que, até o momento, o Executivo destinou R$ 13.032.122,29 com diárias.
A Secretaria de Saúde gastou R$ 2.409.461,67. Para Secretaria de Educação foram R$ 1.649.402,38. Já para Polícia Civil a destinação chegou a R$ 1.478.605. A Emater gastou R$ 663.535.

Fonte: Panorama Politico

Desmatamento na Amazônia sobe 129% nos últimos 4 meses, diz ONG


O desmatamento da floresta amazônica cresceu 129% nos últimos quatro meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2011, segundo dados divulgados na última semana pela ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
De agosto a novembro de 2012, 1.206 km² de vegetação da Amazônia Legal foram destruídos, aponta o Imazon. É praticamente a mesma extensão da cidade do Rio de Janeiro, e mais do que os 527 km² devastados no mesmo período de 2011.
Órgãos ambientais interrompem 30 desmatamentos no Pará. (Foto: Nelson Feitosa / Divulgação)Desmatamento atinge região de floresta amazônica no Pará (Foto: Nelson Feitosa / Divulgação)
A ONG usa dados de satélite para fazer um levantamento independente da destruição da Amazônia, o chamado Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). As informações são diferentes das fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz o levantamento usado pelo governo federal. Por isso, os dados não podem ser comparados.
O estado em que ocorreu maior desmatamento, no período, foi o Pará (51% do total desmatado). Em seguida estão Mato Grosso (21%), Rondônia (13%) e Amazonas (12%). Foram destruídos 613 km² de floresta só no Pará, de acordo com o Imazon.
Aquecimento no desmate
Para o pesquisador do Imazon, Heron Martins, a detecção mostra que "pode ter ocorrido um aquecimento no desmate" nos últimos meses, mesmo com anúncios recentes de queda na devastação da Amazônia.
"Nos quatro meses, no acumulado, estamos muito acima do que ficou no acumulado do ano passado", pondera Martins. "Isso já foi reportado principalmente para as autoridades do Pará, em algumas reuniões com governo e com municípios", afirma.
Uma das razões apontadas pelo pesquisador para o aumento no desmate no território paraense é o asfaltamento da rodovia BR-163, que forna mais fácil o acesso tanto por motoristas quanto por exploradores de madeira ilegal na região do oeste do estado. "O asfalto em si não é o problema, mas a obra sem fiscalização facilita o acesso por parte de quem vai desmatar", diz Martins.
Grande parte do desmatamento na Amazônia ocorre de julho a outubro, meses de maior seca, segundo o pesquisador. A partir de novembro, a chuva dificulta a extração ilegal da madeira, o que não significa que a destruição da mata desapareça. "Existem casos em que continua havendo desmatamento, nestes outros períodos", diz Martins.
Faixa de floresta tropical devastada próximo ao Parque Nacional da Amazônia (Foto: Nacho Doce/Reuters)Imagem mostra mata preservada e área devastada
na Amazônia (Foto: Nacho Doce/Reuters)
Novembro
Considerando apenas novembro, foram detectados 55 km² de desmatamento na Amazônia Legal, segundo o Imazon. É mais do que a devastação ocorrida no mesmo mês em 2011, quando 16 km² da floresta foram perdidos. Os dados, no entanto, estão comprometidos devido à cobertura de nuvens neste mês, o que prejudicou o registro do satélite, afirma a ONG.
Para Martins, o desmatamento também está ligado à redução de sete Unidades de Conservação ambiental no país. A construção de hidrelétricas motivou a redução da área de cinco, dessas sete. "Além do fato em si, de reduzir a área protegida, isso gera expectativa de que outras unidades de conservação podem ser diminuídas", o que motiva madeireiros ilegais e outros agentes da devastação da floresta, diz o pesquisador.

Corpo de Dona Canô é velado no Memorial Caetano Veloso


corpo de dona cano é velado (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Caetano Veloso vela corpo da mãe em memorial que leva seu nome (Foto: Reprodução/TV Bahia)


O corpo de Dona Canô foi levado no final da tarde desta terça (25) até o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matricarca da família Veloso. Familiares, amigos e populares seguiram o cortejo, marcado por muita emoção e aplausos. Maria Bethânia e Caetano, filhos ilustres de Dona Canô, foram ao memorial se despedir da mãe, morta aos 105 anos.
caetnao no velorio da mae (Foto: Reprodução/TV Bahia)Caetano Veloso no velório da mãe, em Santo Amaro da Purificação (Foto: Reprodução/TV Bahia)
bethânia; dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)De branco, Maria Bethânia vela corpo da mãe no memorial que leva o nome do irmão, Caetano Veloso (Foto: Lílian Marques/G1)









   O sepultamento está marcado para as 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.
Mãe Carmen, do Terreiro do Gantois, em Salvador, esteve na casa da matriarca, na tarde desta terça. Ela deixou o local por volta das 18h, amparada por Clara, filha mais velha de Dona Canô, e por Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano.
paula lavigne; dona canô (Foto: Lílian Marques/G1)Paula Lavigne ajuda Mãe Carmen (Foto: Lílian
Marques/G1)
"Estou com o coração destroçado. Olorum está guardando um lugar para ela no céu", disse a ialorixá.

Caetano e Paula chegaram à casa da família Veloso no fim da tarde e entraram pelos fundos, onde não havia imprensa.
Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu aos 105 anos, nesta terça-feira (25), em sua casa, localizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Dona Canô passou a noite de Natal em casa, com os filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia.
"Fica a lição de amor, de guerreira, uma mãe exemplar. Fica a saudade e a certeza que ela está em um lugar bom. Isso também nos dá um conforto. Bacana ter sido em um dia de Natal, isso é lindo", disse o filho Rodrigo. Segundo ele, na segunda-feira (24), os médicos avisaram que os batimentos cardíacos dela estavam fracos.
Luto
O governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, chegou na tarde desta terça em Santo Amaro da Purificação. Ele foi para a casa da família Veloso para se despedir de Dona Canô e prestar homenagens à família.
"Vim externar os sentimentos de todos os baianos e acredito que de todos os brasileiros. Ela se transformou em uma grande figura, não só pelos filhos importantes na música brasileira, mas pela fé e inspiração dela. Ela tinha personalidade própria, não era só a mãe de Caetano e Bethânia, era Dona Canô. Nesse corpo tinha uma imensidão de carinho e alegria. É uma figura que deixa exemplo de paz, do bem, que tinha sua fé, mas sabia conviver com as diferenças. Decretei luto oficial de três dias. Vou estudar com a família a mehor forma de fazer uma homenagem a ela", disse Jaques Wagner.
O prefeito de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado, também decretou luto oficial de três dias pela morte da matriarca da família Veloso. "Ela era sinônimo de alegria e festividade. Uma pessoa iluminada que sem sobra de dúvidas deixará uma grande lacuna no coração dos santoamarenses, baianos e brasileiros", afirmou o prefeito.
Isquemia cerebral
Dona Canô esteve internada por seis dias. Ela recebeu alta do Hospital São Rafael, emSalvador, na sexta-feira (21). Ela sofreu um ataque isquêmico cerebral, o que gerou redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo boletim médico.
De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.
A matriarca teve oito filhos. Em outubro de 2011, Dona Canô perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória. O filho famoso, o compositor Caetano, completou 70 anos em agosto deste ano. Em dezembro, a matriarca da família assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.
No dia 16 de setembro de 2012, Dona Canô completou 105 anos e, como tradicionalmente fazia, reuniu amigos e a família em missa e comemoração em casa, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti.
Dona Canô recebe alta médica de hospital em Salvador (Foto: Gabriel Gonçalves/ G1)Canô recebe alta médica de hospital no mês de
novembro (Foto: Gabriel Gonçalves/ G1)
Saúde
Em 5 de novembro deste ano, ela foi internada no Hospital São Rafael, após apresentar sintomas de gripe com febre. Ela permaneceu internada até o dia 9, quando recebeu alta.
Já em 2011, Dona Canô foi hospitalizada no dia 7 de julho com dores abdominais e falta de ar. Em julho de 2007, ela ficou sete dias internada no Hospital São Rafael por causa de problemas respiratórios. Na ocasião, ela foi encaminhada de helicóptero do município de Santo Amaro até Salvador. No dia 2 de agosto, ela voltou a ser hospitalizada por dores na coluna.
Biografia
Nascida em 16 de setembro de 1907, Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua história no Recôncavo Baiano, no município de Santo Amaro da Purificação. Os filhos biológicos são Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel. Dona Canô adotou as filhas Irene e Nicinha. Era viúva de “Seu Zeca”, que morreu em 1983, com 82 anos.
Conhecida por sua personalidade forte e receptividade, Dona Canô participava sempre da tradicional Festa de Reis em Santo Amaro, que reúne milhares de pessoas em toda região. A celebração de seus aniversários também se tornou um marco, atraindo muitas pessoas para a festa.
Dona Canô em 2008, quando completou 101 anos (Foto:  Edgar de Souza/G1)Dona Canô em 2008, quando completou 101 anos
(Foto: Edgar de Souza/G1)
Dona Canô sempre aparecia vestida toda de branco em seus aniversários. Quando completou o centenário, a missa foi celebrada pelo então arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella. De Dom Geraldo, Dona Canô recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
Depois das comemorações em Santo Amaro, Dona Canô foi para um hotel festejar os 100 anos. Ela foi recebida pela família e pelos amigos mais próximos. O então ministro da Cultura, Gilberto Gil, entregou à Dona Canô uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julho de 2011, Lula visitou pessoalmente Dona Canô em Santo Amaro.
Atrás da aparência frágil, com um corpo miúdo e fala mansa, Dona Canô escondia a longevidade de poucos e a saúde considerada “de ferro”. Ela repetiu em diversas oportunidades que era dona de uma fama que sempre disse não entender o motivo, referindo-se ao intenso interesse da imprensa sobre ela e sua vida em Santo Amaro da Purificação.
Autêntica e mãe de dois grandes nomes da Música Popular Brasileira, Dona Canô se tornou um símbolo não só de Santo Amaro, como do Recôncavo Baiano. Sempre lutou para melhorar a cidade e acolheu os moradores como uma mãe.
Fachada da casa de dona Canô. (Foto: Egi Santana/G1)Fachada da casa de Dona Canô em Santo Amaro
(Foto: Egi Santana/G1)
O sobrado de número 179, no centro de Santo Amaro, se tornou um dos pontos turísticos do município. A casa onde residiu Dona Canô e a família Veloso sempre esteve com as portas abertas para baianos e turistas.
No casarão antigo, as paredes são cobertas de fotografias e histórias dela e de toda família. Fotografias com o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-senador Antônio Carlos Magalhães ganham destaque na parede da sala.
Nas entrevistas que dava para a imprensa, Dona Canô costumava destacar a felicidade que sentia ao poder ter vivido o suficiente para acompanhar o crescimento dos filhos e netos, tendo até conhecido os bisnetos. Sua lucidez a acompanhou até os últimos dias de vida.
Ativa, era sempre Dona Canô quem cuidava das contas de casa e decidia o cardápio na cozinha. Também sempre foi muito conhecida pela vaidade. Foi uma mulher marcada pela religiosidade. Em casa, guardava há anos várias imagens religiosas. A maioria foi dada por amigos e até por desconhecidos. Foi com a ajuda da matriarca que a festa de Nossa Senhora da Purificação transformou-se em um evento famoso na Bahia.
Uma das principais comemorações de aniversário foram os 100 anos de Dona Canô em 2007. O dia foi de flores, presentes e visitas de amigos e dos filhos. Na igreja de Nossa Senhora da Purificação, foi realizada uma missa em homenagem à matriarca. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi levada de São Paulo especialmente para a ocasião. A matriarca dos Veloso ficou pouco tempo na igreja, porque se emocionoubastante. Maria Bethânia cantou "Romaria" em homenagem à mãe e assim que terminou a música, abraçou Dona Canô.
Sobre a história construída nos 105 anos de vida em Santo Amaro, Dona Canô disse em entrevista este ano que não conseguia esquecer de quando passeava com os amigos nas usinas de açúcar da cidade. “A cidade cresceu, as coisas ficaram longe, os bondes eram importantes”, contou ao G1 no mês de setembro.

Lei seca mais rígida multa quase mil motoristas no Rio e em São Paulo



Os primeiros dias da lei seca mais rígida 
registrou quase mil motoristas multados e 13 presos por embriaguez somente no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Segundo a polícia, em São Paulo, a quantidade de motoristas que se recusam a fazer o teste do bafômetro é muito pequena. De sexta-feira (21) até a madrugada do Natal, 883 pessoas fizeram o teste e só duas recusaram.
Em São Paulo, 62 motoristas foram multados porque estavam embriagados, e oito acabaram presos.
No Rio de Janeiro, o fim de semana do Natal também teve blitz da lei seca. Dos 5,7mil motoristas parados, 832 foram multados, e cinco, presos.
A lei seca mais rígida só não valeu para quem foi prevenido. “O meu marido bebeu e aí eu resolvi não beber para trazer o carro”, disse a advogada Viviane Lima Mendes.

Proposta de construção de ponte flutuante em Areia Branca é detalhada por representante de empresa francesa


A proposta de interligação da BR-110 (Mossoró-Areia Branca) à RN-012 (Grossos-Tibau) por meio de uma ponte flutuante construída com o uso de tecnologia francesa continua sendo o assunto dominante junto aos diversos segmentos locais e da região. 

Diante da expectativa gerada pela ideia, a reportagem  resolveu se aprofundar no tema, trazendo elementos que possam dar uma noção mais ampla e detalhada do que seria o projeto proposto para tornar realidade um sonho antigo não somente dos habitantes dos dois municípios beneficiados diretamente, como também de toda uma região, tem como objetivo básico a interligação com o estado do Ceará, encurtando significativamente a distância para a capital Fortaleza, via Costa Branca.

Em contato com o diretor comercial da empresa Fondamax Brasil, no Rio de Janeiro, Sérgio Alexandria, Ele disse que a ponte flutuante em questão é, na verdade, um dos primeiros projetos do segmento no Brasil. "Temos um projeto semelhante no Rio de Janeiro para uma via de pedestres e ciclistas na Barra da Tijuca, com 3,5 quilômetros de extensão, cinco vezes maior que a do rio Apodi-Mossoró", adianta. 

Segundo Sérgio Alexandria, que é natural do Rio de Janeiro, mas é filho de areia-branquenses e conhece bem a cidade de Areia Branca, onde viveu por muito tempo, além dessa proposta de interligação das rodovias BR-110 e RN-012 por meio de uma ponte flutuante sobre o canal do rio Apodi-Mossoró, ele conseguiu juntar informações e sugestões de moradores que contribuíram com ideias muito construtivas para a cidade de Areia Branca.

De acordo com Sérgio Alexandria, a empresa encarregada pela arquitetura da ponte flutuante é a Caique Niemeyer Arquitetura e Design. O responsável pelo projeto arquitetônico é Caique Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer e sucessor do mestre da arquitetura falecido recentemente aos 104 anos de idade. Sérgio Alexandria lembra que a ponte passaria por Areia Branca e Grossos, mas seria um bem de todas as cidades e povoados do entorno dessas vias, não uma exclusividade para as duas localidades. Mas tudo ainda está em fase de sugestão.

PT acha que Joaquim ‘amarelou’, e vai ao ataque


A cúpula do PT celebrou a decisão que manteve fora das grades os condenados do mensalão, mas avalia que o ministro Joaquim Barbosa “amarelou”, temendo “revoltar” seus militantes. Aos gritos de “com o PT ninguém pode”, dirigentes comemoraram com champanhe, em São Paulo, a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal. Agora, o PT pretende “botar o bloco na rua” em manifestações pró-mensaleiros.

Fonte: Claudio Humberto

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Governo propõe novo valor para o salário mínimo, que deve chegar a R$ 677


O valor do salário mínimo para 2013 deverá chegar a R$ 677, segundo estimativas da área econômica do governo. A presidente Dilma Rousseff assinará o decreto fixando o novo mínimo até o dia 31. O benefício, que hoje é de R$ 622, terá reajuste de 8,8%. Segundo assessores do Palácio do Planalto, o Ministério da Fazenda enviou a proposta de R$ 677, atualizando para 6% a inflação em 2012 medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Para o cálculo do salário mínimo, a lei determina a aplicação do INPC do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, no caso, de 2011, que foi de 2,7%.

Na proposta do Orçamento Geral da União de 2013, aprovada na última quinta-feira pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), o valor do salário mínimo original de R$ 670,95 (projeto enviado em agosto pelo governo) já havia sido recalculado para R$ 674,96, mas com base num INPC de 5,65%.

O valor que deve valer para 2013 é R$ 6,05 acima da proposta original de R$ 670,95. O impacto desta diferença nas contas públicas deverá ser de R$ 2,1 bilhões, já que o custo de cada R$ 1 de aumento do mínimo é de cerca de R$ 300 milhões nas contas, segundo a equipe econômica. A proposta original do governo, enviada em agosto, previa que o então mínimo de R$ 670,95 em 2013 teria um impacto nas contas públicas do INSS de R$ 15,1 bilhões. Já as despesas da Previdência chegariam a R$ 314,1 bilhões em 2013, com um déficit de R$ 34,2 bilhões.

Essa política de valorização do mínimo foi criada no governo Lula e virou lei no primeiro ano do governo Dilma. Pela lei, o mínimo é fixado por decreto, em dezembro, e passa a vigorar a partir de janeiro. O governo não deu aumento real (acima da inflação) para os aposentados que ganham acima do salário mínimo. Para eles, foi concedida apenas a correção da inflação, como prevê a legislação.

De acordo com a lei que criou a política de valorização do salário mínimo, o novo valor entra em vigor em janeiro de 2013 e deve ser pago em fevereiro. A presidente Dilma Rousseff tem até o último dia de dezembro para assinar o decreto fixando o valor oficial do benefício. As estimativas foram enviadas pelo Ministério da Fazenda, mas cabe à presidente, com base na metodologia de cálculo prevista na lei, oficializar o valor.

Se o Orçamento da União de 2013 não for aprovado até o final do mês, como tudo indica, o governo terá que tirar de suas reservas recursos para o pagamento dessa despesa obrigatória. Isso porque, quando o Orçamento do ano não é aprovado, o governo só pode gastar 1/12 do total com o chamado custeio da máquina e o pagamento das despesas obrigatórias. O salário mínimo é uma despesa obrigatória do governo, no sentido de que é o piso dos benefícios pagos pelo INSS.

Da Agência O Globo

PRAZO » Inscrições para o vestibular da Uern serão realizadas até quarta


As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) serão realizadas até as 23h59 da próxima quarta-feira, 26, através da internet, no endereço virtual www.uern.br ou www.wern.br/comperve, segundo confirma o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita.

Os inscritos terão até o dia 28 de dezembro para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 110,00 ou de R$ 55,00, para os candidatos que conseguiram isenção parcial.

Até a tarde da sexta-feira, 21, 17.878 haviam se inscrito no PSV. Do total, 12.565 são cotistas e 5.313 não cotistas. De acordo com Egberto Mesquita, o número de inscritos está dentro do esperado pela Comissão.

A próxima etapa do PSV é destinada aos candidatos identificados pelo sistema como isentos, aos que informaram possuir os requisitos para fazer parte do sistema de cotas e aos portadores de necessidades especiais, que precisam de assistência adequada para a realização das provas.

Essa etapa é referente à entrega da documentação comprobatória das informações fornecidas à Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) e vai de 21 a 25 de janeiro, no horário das 8h às 17h. O cronograma de entrega será dividido por grupos de provas.

No dia 21 será feita a entrega dos documentos por parte dos candidatos que optaram por uma das graduações inseridas no Grupo I, que compreende os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental e Turismo. Já o Grupo II é dividido em duas etapas, no dia 22, será a vez dos estudantes que concorrem a uma vaga nos seguintes cursos: Ciências da Religião, Ciências Sociais, Letras, Comunicação Social e Direito; e no dia 23 será a vez dos estudantes que optaram por Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, Serviço Social ou Música.

O Grupo III é composto pelos cursos da área da saúde: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia, os candidatos inseridos nesse grupo devem entregar a documentação no dia 24 de janeiro. Já no dia 25 é a vez de entregar os documentos daqueles alunos que optaram por uma das seguintes graduações: Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, Física, Matemática e Química.

A documentação, prevista no item 6 do edital do PSV, poderá ser entregue em Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal ou Caicó, conforme a opção do candidato informada no ato da inscrição.

A confirmação da inscrição será publicada no dia 15 de fevereiro.

Segundo entrevista anterior feita com Egberto Mesquita, através do PSV 2013 estão sendo ofertadas 2.602 para ingresso na Uern. O número está distribuído entre os 83 cursos espalhados pelo Rio Grande do Norte.  Do total das vagas, 1.172 são para os cursos do Campus Central, sendo 736 para ingresso no primeiro semestre e 436 para o segundo semestre.

Redução na conta de luz será 'como anunciei', afirma Dilma na TV


A presidente Dilma Rousseff reafirmou neste domingo (23), em pronunciamento de final de ano em cadeia de rádio e TV, que, em 2013, a redução na tarifa de energia elétrica será a que ela anunciou em setembro.
Na ocasião, também em pronunciamento na TV, ela disse que a conta de luz teria uma redução de 16,2% para o consumidor e de até 28% para a indústria, o que resultaria numa diminuição média de 20,2%.
“O governo federal reduziu encargos que incidiam sobre a conta de luz. Fizemos também acordos com a maioria das concessionárias. Elas irão praticar tarifas mais baixas em troca da renovação de seus contratos. Isso significa que, no início de 2013, a sua conta de luz e a das empresas vão ficar menores. O corte será o que anunciei”, disse a presidente no pronunciamento de 11 minutos gravado no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Para bancar a diminuição média da conta de luz a 20,2%, patamar que havia sido anunciado pela presidente, o Tesouro Nacional terá de injetar recursos públicos. Isso porque as concessionárias de energia elétrica que atuam nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná – todos os três administrados por governantes do PSDB –, se recusaram a aceitar as condições impostas pelo Palácio do Planalto para participar do plano de diminuição dos custos da energia.
Na última quarta (19), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, revelou, durante café da manhã com jornalistas, que o custo extra para o Tesouro Nacional será de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Imagens da confraternização dos Professores e Funcionários da Esc. Municipal Francisco Francelino de Moura

Mais uma grande festa de confraternização da Esc. Municipal Francisco Francelino de Moura. 

Diretora Luciene Batista e Carrapicho 



























Ou cerveja boa...



Eita turma boa de fara.....