Pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bando explode agência do banco do Brasil de Governador Dix Sept Rosado,mas não leva dinheiro


Pneu da viatura do GTO foi furado pelos grampos deixados na estrada

Grampos foram espalhados nas estradas para evitar perseguição

CB Renixon da Rocam patrulhamento sem êxito

Movimentação na frente da agência explodida
Na madrugada desta quinta feira, 31 de janeiro de 2013, por volta de 01h55min,Cerca de 10 bandidos fortemente armas, invadiram a Cidade de Gov. Dix-Sept Rosado fizeram algumas pessoas que passavam no local de reféns e explodiram a agência do Banco do Brasil, que fica localizada  no centro da cidade.
Os bandidos,apesar da audácia,não tiveram êxito, ,pois não conseguiram  levar o dinheiro dos caixas eletrônicos explodidos.
De acordo cominformações da policia a quadrilha, chegou à cidade em um veículo tipo WS4 de cor prata, se dividiram nas ruas que dá acesso a agencia bancárias para dar apoio ao restante do grupo que foi para o banco explodir os caixas eletrônicos.
Uma mulher que esperava um carro da secretária de saúde do município para ir a Natal fazer alguns exames foi feita refém pelos assaltantes na Rua Machado Aguiar, dois vigias de ruas também foram feito reféns e obrigados a se deitar no chão nas proximidades da agencia bancária.
Os assaltantes,agiram nos mesmos moldes operantes usados em outras explosões a bancos,soltando grampos na estrada cerca de 5 quilômetros da chegada  no sentido Mossoró/Gov Dix-Sept Rosado e cerca de 10 quilômetros da saída, sentido Gov Dix-Sept Rosado /Caraúbas.
A VTR deGovernador, composta pelos policiais Genival e Assis, foi informada da ação criminosa, solicitaram apoio de Mossoró via CIOSP, que enviou de imediato várias viaturas a cidade, comandada pelo oficial de dia em serviços o TenenteValadares.
Foi feito  patrulhamento nas estradas vicinais que dá acesso a cidade,mais até o momento ninguem foi preso.
A viatura do GTO de Mossoró teve um de seus pneus furados pelos grampos espalhados na RN.
A parte da entradada agencia bancária e os três caixas eletrônicos ficaram totalmente destruídas.
A gerente compareceu a agencia e constatou que os assaltantes não conseguiramlevar o dinheiro.
A equipe da policia técnica do ITEP/Mossoró, foi acionada para fazer a pericia no banco e estava sendo aguardada na cidade.
Fotos cedidas por JDantas

Governo prepara Adin contra planos de cargos

O Governo do Estado poderá pedir ao Supremo Tribunal Federal a inconstitucionalidade dos planos de cargos carreiras e salários, aprovados em 2010 e que deveriam ser implantados a partir de 2011. O procurador-geral do Estado, Miguel Josino, confirmou que está coletando documentos para ira ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e fazer uma representação que aponte a inconstitucionalidade das leis aprovadas no final do Governo Iberê Ferreira. 
Aldair DantasMiguel Josino afirma que reúne documento para levar ao procurador-geral da RepúblicaMiguel Josino afirma que reúne documento para levar ao procurador-geral da República

O principal argumento do Executivo é que os planos não poderiam ter sido sancionados pelo Executivo por não estarem com previsão orçamentária. No total, são 15 planos de cargos e salários aprovados no final da gestão Iberê Ferreira, incluindo órgãos da administração direta e indireta.

O procurador-geral do Estado confirmou que irá ao Ministério Público Federal para que uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) junto ao Supremo Tribunal Federal ganhe mais força. "Há inclusive entendimento do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de que esses planos são inconstitucionais. Estou coletando toda documentação para marcar audiência com o procurador geral da República", destacou Josino. 

Ele ponderou que o caminho inicial seria o consenso com os sindicatos, mas como não está obtendo sucesso, então a alternativa será o pedido de inconstitucionalidade. O receio do procurador geral do Estado recai sobre as recentes decisões judiais, originadas no Tribunal de Justiça, que concedem aos servidores o direito de terem seus planos de cargos e salários implantados.

"Se não conseguirmos (a declaração da inconstitucionalidade das leis), chegará um momento em que teremos o colapso. O quadro é de dificuldade, é de desespero mesmo", destacou Miguel Josino, afirmando que lamenta o fato do Governo, inclusive ele mesmo, não ter conseguido passar para servidores e a população a situação delicada dos cofres públicos. 

Miguel Josino lembrou que se reuniu com o desembargador Virgílio Macedo e recebeu a informação que diariamente são despachados entre 10 e 15 processos referentes aos planos de cargos. "Há uma possibilidade jurídica de conseguimos a inconstitucionalidade desses projetos", disse.

Ilegalidade argumentada

Logo quando assumiu a gestão, os auxiliares da governadora Rosalba Ciarlini já acenavam para a ilegalidade dos planos de cargos e salários das categorias. Em junho de 2011, o então secretário estadual de Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, chegou a dizer que lei federal determinava "despesas continuadas como são obviamente o pagamento de salários só podem ser implementados, decretados, se forem feitos amplos estudos a respeito da possibilidade de pagamento". 

Naquela época, Paulo de Tarso já acenava para o questionamento da constitucionalidade da lei no Supremo Tribunal Federal. "O projeto da Polícia Civil, por exemplo, chegou à Assembleia Legislativa dia 30, foi aprovado no dia 31 e aprovado no dia primeiro. Então basta essas datas para ver que não se fez estudo de absolutamente nada". 

Em junho de 2011, o procurador geral do Estado Miguel Josino já afirmou que a lei dos planos era um visível desrespeito a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Procuradoria contesta intimação 

A Procuradoria Geral do Estado contesta a decisão do Tribunal de Justiça que intimou a governadora Rosalba Ciarlini por não implantar o plano de cargos e salários. O procurador Miguel Josino observou que em caso de mandado de segurança a intimação deve ser dirigida ao ordenador de despesa, que não é a governadora.

"A governadora é parte ilegítima nesse processo porque ela não ordena a despesa, o mesmo caso ocorre com o secretário de Planejamento Obery Rodrigues", destacou o procurador geral, confirmando que, nesse caso, o ordenador se aplica ao secretário estadual de Administração, Albert Nóbrega. 

Embora a intimação para chefe do Executivo estadual já tenha sido emitida, ela ainda não foi cumprida. A governadora Rosalba Ciarlini durante todo dia de ontem cumpriu agenda administrativa em Brasília. "A orientação da Procuradoria é para que as decisões judiciais sejam cumpridas", destacou Miguel Josino.

Os mandados de segurança foram originados porque o Governo do Estado não cumpriu pelo menos sete decisões do Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) que determinam a implantação de reajustes salariais para cerca de 15 mil servidores ativos e inativos de vários órgãos do Estado. Em uma destas ações, o Governo recorreu em instância superior, mas não teve êxito. A causa da demanda judicial é a não implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) determinada por lei aprovada e sancionada em 2010.

Para não cumprir o que determina o PCCS, o Governo do Estado argumenta que não pode infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ao todo, são 14 ações judiciais de iniciativa de sindicatos de trabalhadores e mais 114 ações coletivas de servidores públicos estaduais em tramitação nas Justiças Comum e do Trabalho. Além desses, há outros processos individuais. 

Sindicalista rejeita tese da ilegalidade

O diretor do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta, Santino Arruda, reagiu às declarações do procurador geral do Estado, que sinaliza para o pedido de inconstitucionalidade das leis referentes aos 15 planos de cargos. Segundo o sindicalista, a argumentação do Governo não tem "qualquer fundamento".

"Não acredito que o Governo no terceiro ano de vigência das leis possa ter essa interpretação. São leis (dos planos) complementares estaduais aprovadas pela Assembleia e sancionadas pelo governador da época. O Governo atual já até pagou a primeira parcela do plano geral", disse o diretor do Sinai.

Ele analisou que não há qualquer fundamento para a inconstitucionalidade dos planos. "Não tem nenhum resquício de inconstitucionalidade. Imagino que seja estágio de desespero e desorganização administrativa do Governo", comentou Santino Arruda.

Ele lembrou que os sindicatos tiveram a garantia do Governo de que não seria arguido nenhuma contestação as leis dos planos de cargos. "Foi o próprio procurador geral Miguel Josino que afirmou", disse o diretor do Sinai. Ele lembrou as recentes decisões judiciais do Tribunal de Justiça que garantem a implantação dos planos de cargos carreiras e salários. 

Secretários estão com mandados de prisão suspensos

No dia seguinte a revogação da prisão, os secretários de Planejamento, Obery Rodrigues, e de Administração, Albert Nóbrega, não estiveram nos seus respectivos órgãos. Ontem a tarde, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve nas pastas. A informação da secretária de Nóbrega, é que ele não teria ido ainda esta semana "no período da tarde". Já Obery Rodrigues estava em Brasília onde acompanhou a governadora Rosalba Ciarlini em audiências nos ministérios.

Os mandados de prisão dos dois secretários, assinado na última segunda-feira, foram expedidos pelo desembargador Virgílio Macedo em função dos reiterados descumprimentos de decisões judiciais determinando que o Governo do Estado promova o reajuste salarial aos servidores públicos estaduais, segundo prevê o Plano de Cargo, Carreira e Salários, mas que no entendimento do desembargador não vinha sendo cumprido. Mas na última terça-feira as prisões foram revogadas.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 25 milhões



Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.464 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (30) em Juazeiro do Norte (CE).
Segundo a Caixa, o próximo concurso, marcado para o dia 2 de fevereiro, tem estimativa de prêmio de R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas.
Os números sorteadas nesta quarta foram: 02 - 24 - 32 - 50 - 54 - 59.
De acordo com a Caixa, 76 apostas acertaram a quina e cada uma vai receber o prêmio de R$ 23.495,23. A quadra, acertada por 5.570 apostas, vai pagar R$ 457,97 para cada ganhador.
A Mega-Sena faz sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

Prazo para matrícula da 1ª chamada do Prouni termina nesta quinta-feira


Termina nesta quinta-feira (31) o prazo para a matrícula dos candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni). Os aprovados precisam comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição, entre eles os comprovantes de rendimentos. Para a bolsa integral (100% do valor da mensalidade), o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% do valor da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Veja a lista de documentos necessários

Ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento não afasta eventual exigência de entrega de documentos adicionais caso seja julgado necessário pelo coordenador do Prouni na instituição.
No dia 8 de fevereiro será feita a segunda chamada de pré-selecionados, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 19.
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

Sindicatos pedem intervenção federal no RN por não cumprimento de planos


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte pode sofrer intervenção federal por conta dos sucessivos descumprimentos das decisões judiciais de parte da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Além do processo que resultou na decretação de prisão do secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, e do secretário estadual de Administração, Álber Nóbrega, existem outros seis que a governadora não cumpriu a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). Todos preveem intervenção federal em caso de insistência no descumprimento da decisão.

De acordo com o advogado Manuel Batista Dantas, que representa o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), em todos esses processos está previsto intervenção federal. No Estado, há intervenção quando o governador(a) se recusa a cumprir decisões judiciais. "Na hora em que o chefe do Executivo não cumpre uma decisão judicial cabe uma intervenção", frisou.

De acordo com o causídico, esse interventor é nomeado para assumir o comando até que todas as decisões sejam cumpridas.

Nas contas do advogado, sete categorias estão movendo ações que podem resultar em intervenção federal por descumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações: Idiarn, Idema, Emater, Fundação José Augusto, servidores da administração direta, gabinete civil e Detran. "Em todos os casos o Pleno do TJ decidiu em favor dos servidores e o governo não cumpriu", declarou.

O Mossoroensse

Futebol 2013

Campeonato Carioca:
FLUMINENSE 2 X 2 FRIBURGUENSE
AUDAX RIO 0 X 4 BOTAFOGO
MADUREIRA 2 X 1 MACAÉ
QUISSAMÃ 0 X 1 BOAVISTA 
________________________________________________________________________
Campeonato Paulista:
CORINTHIANS 2 X 1 MOGI MIRIM
ITUANO 0 X 1 SANTOS 
PONTE PRETA 1 X 0 OESTE
PENAPOLENSE 2 X 0 XV DE PIRACICABA
SÃO CAETANO 0 X 2 LINENSE
PAULISTA 1 X 1 MIRASSOL
_______________________________________________________________________
Pré-libertadores:
GRÊMIO 1 X 0 LDU
                                                                     P(5)               P(4)
BOLÍVAR 4 X 3 SÃO PAULO
Todos os seis(6) times brasileiros estão classificados para a fase de grupos da Libertadores 2013:
PALMEIRAS
CORINTHIANS
FLUMINENSE
ATLÉTICO MG
SÃO PAULO
GRÊMIO






quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alta de 6,6% na gasolina é ‘modesta’ e não atrapalha, diz Mantega


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (30) que o aumento de 6,6% na gasolina, anunciado no dia anterior pela Petrobras, é uma “elevação modesta” e que “não vai atrapalhar ninguém”. De acordo com ele, o reajuste nos postos, ou seja, para o consumidor, deve ficar em torno de 4%.
“Queria lembrar a vocês que faz quatro anos que o preço da gasolina não sobe. De 2006 até 2012, o preço da gasolina subiu 6%, muito menos do que toda a inflação [do período]. [A alta de 4% nas bombas] é uma elevação modesta perto daquilo que aconteceu com o preço da gasolina. É uma pequena correção que não vai atrapalhar ninguém”, disse Mantega, após participar de encontro com prefeitos, em Brasília.
O preço da gasolina nas refinarias foi elevado em 6,6% nas usinas nesta quarta-feira. Para o diesel, o reajuste ficou em 5,4%. Os aumentos foram anunciados pela Petrobras na noite de terça.
"Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", afirmou a companhia em nota.
De acordo com a estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Mantega disse que, enquanto foi possível, o governo neutralizou o aumento dos combustíveis para os consumidores, abatendo a alta na alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) que incide sobre os combustíveis. O governo, porém, já zerou a Cide com essa política e, por isso, dessa vez a alta vai chegar aos consumidores.
“Se temos uma inflação em torno de 5% a 5,5%, é natural que haja correção de preços. A gasolina vinha sendo corrigida, mas arcávamos com a Cide, por isso que a população não percebe. Houve aumento para o produtor, mas a gente, com a Cide, neutralizava. Agora acabou a Cide, então vai para o consumidor”, disse o ministro.
O ministro disse ainda que o impacto do aumento da gasolina na inflação deve ficar este ano em torno de 0,16 ponto percentual. Ele informou ainda que o governo está estudando a elevação do percentual de mistura de etanol na gasolina, que hoje é de 20%.
Mais aumentos
Questionado sobre a possibilidade de novos aumentos neste ano, o ministro disse que isso é uma decisão da diretoria da Petrobras e que vai depender de fatores como o comportamento do preço internacional do petróleo.
“No ano passado, nós demos mais de um aumento, o que não quer dizer que vamos fazer o mesmo agora. Tudo depende das circunstâncias e também do preço internacional do petróleo. Se o preço internacional do petróleo cair, você não tem necessidade de dar aumento porque os custos da Petrobras caem”, disse.
O ministro apontou ainda que, apesar de ter que arcar com aumento dos combustíveis agora, os consumidores brasileiros foram compensados com decisões do governo, como a que permitiu o barateamento da conta de luz e a redução de juros para financiamentos.
Último aumento
No fim de junho de 2012, a Petrobras anunciou um aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias. A gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%, desde 25 de junho.
Entretanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). "Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento", informou na ocasião.
Nota do Blog: Por que sera que toda vez que se anuncia um aumento de salário, tudo sobe sem controle e sem freio, fazendo com que o aumento de salário não seja notado?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  

NOTA DE FALECIMENTO DO SARGENTO PM ISÍDIO


Sargento PM Lindon Jonhson ISÍDIO de Lima

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do amigo e companheiro Sargento PM Lindon Jonhson ISÍDIO de Lima, ocorrido na manhã desta quarta feira, 30/01, por volta das 11:00 horas, no hospital Wilson Rosado, em Mossoró, onde o mesmo se encontrava internado na UTI há pelo menos 12 dias, tendo em vista complicações de saúde ocasionadas por um possível câncer de fígado (os médicos ainda aguardam a confirmação da biopsia), que causou falência múltiplas dos órgãos. 
Envio em meu nome e em nome da minha família os profundos votos de pesar a família ISÍDIO e a toda família policial militar, especialmente aos colegas da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, onde o sargento ISÍDIO sempre foi lotado. 
O Sargento ISÍDIO era atualmente comandante do Destacamento Policial Militar de Messias Targino, função que exercia com muito zelo e competência. 

Fonte: PatuNews/ Foto: Messias News

Caern irá realizar concurso para diversos cargos em 2013



A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) contratou a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) para realização do concurso 2013. O edital será divulgado em breve e oferecerá 27 funções para os níveis fundamentais, médio e superior.

Com requisito de escolaridade fundamental as funções são: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Eletromecânico, Mecânico Geral, Mecânico de Manutenção, Operador de Sistema de Água e Esgoto, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Médio, Operador de Sistema de Água e Esgoto e Veículo Pesado, Sondador.

As funções de nível médio serão: Técnico de Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Edificações, Técnico em Topografia, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico de Geologia, Técnico de Manutenção de Computador e Técnico de Segurança do Trabalho. As provas de nível superior serão para Advogado, Analista Ambiental, Analista de Sistema, Analista de Suporte, Arquiteto, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Engenheiro Eletricista.

De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, Vicente de Paula, o Concurso 2010 continua válido até 2014. Mas é necessária a realização de novo Concurso em razão de inexistência de cadastro de reserva para os cargos que estão sendo oferecidos no certame 2013. Além disto, a Caern, a partir de setembro de 2012, iniciou o Programa de Aposentadoria para os servidores e possui uma crescente demanda de serviços, o que justifica a realização do novo Concurso. Os detalhes do concurso serão divulgados com o edital, incluindo as vagas existentes e para o cadastro de reserva.

Fonte: Caern

CARTAZ DA COPA 2014 NO BRASIL.

Conab confirma denúncias de revenda ilegal de milho

Na regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cresce o número de denúncias a respeito de criadores que, em posse de ração comprada a preços menores, subsidiados pelo governo federal, revendem a mercadoria, o que é ilegal. Ontem, o superintendente do órgão, João Maria Lúcio  da Silva confirmou que já pediu, inclusive, o apoio da Diretoria Nacional de Abastecimento para conter o mercado irregular.
João Maria AlvesUma saca de 50kg de milho custa, com subsídio, R$ 18,12. No mercado comum, a mesma quantidade chega a custar R$ 60,00 
Uma saca de 50kg de milho custa, com subsídio, R$ 18,12. No mercado comum, a mesma quantidade chega a custar R$ 60,00

Segundo ele, há dificuldades para checar as denúncias, feitas geralmente por anônimos. "As pessoas não querem se identificar e também não temos o poder de polícia para entrar nos estabelecimentos onde o crime pode estar ocorrendo", disse João Lúcio.

De acordo com ele, as denúncias começaram a aumentar, ano passado, desde que o programa de Vendas em Balcão ganhou força no Estado, após o decreto de emergência, decorrente da seca. Segundo João Lúcio, pelas denúncias que chegam à Conab, algumas pessoas começaram a tirar vantagem do programa de subsídio, revendendo o insumo por valores elevados, para lucrar.

Uma saca de 50kg de milho custa, com subsídio, R$ 18,12. No mercado comum, a saca pode chegar a R$ 60.  De acordo com o superintendente da Conab, João Maria Lúcio da Silva,  o estoque atual, de 2.500, não é suficiente para atender os 16,5 mil cadastrados no programa de Vendas em Balcã, no no Rio Grande do Norte. Por dia, a Conab recebe cerca de 300 novos cadastros.

"Estamos racionando e a venda está limitada a 3 toneladas por agricultor ou criador cadastrado", disse João Lúcio. Para ter acesso ao benefício, os agricultores precisam residir nos municípios em estado de emergência e comprovar o registro de rebanho vacinado (liberado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do RN - Idiarn).

Para conter o mercado irregular de rações, a Conab enviou, em julho do ano passado, um ofício à Secretaria de Estadual de Tributação (SET), pedindo a disponibilização de auditores para fiscalizar as possíveis infrações. Até agora, o governo não acenou com qualquer resposta. "Já tentei contato com o secretários várias vezes, mas não recebi retorno".

No último dia 15, a Conab também apelou para a esfera nacional e solicitou à Diretoria Nacional de Abastecimento, em Brasília, o envio de seis fiscais. "Eles passariam 20 dias no Estado e teriam condições de nos repassar esse diagnóstico. O pedido está em análise", afirmou o superintendente da Conab no Estado  Procurada por nossa reportagem, a SET afirmou que não tem poder de decisão sobre o assunto e informou que o ofício foi repassado à Secretaria Estadual de Agricultura. Até o fechamento desta edição, o titular de Agricultura, José Simplício de Holanda, não  retornou às ligações da reportagem.

Para João Lúcio, a situação não será resolvida enquanto fiscais não forem liberados para vistoriar os municípios do Estado que decretaram emergência. "Como os nossos fiscais só têm acesso às propriedades, não temos como definir a gravidade da situação no comércio do interior do Rio Grande do Norte", disse ele. 

Outra preocupação é quanto ao fim do subsidio ao programa de Vendas em Balcão, que pode ser interrompido em 28 de fevereiro. Em virtude disso, a governadora Rosalba Ciarlini encaminhará ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) um pedido para estender o período de venda, pela Conab, de milho subsidiado em balcão até maio de 2013. O pleito foi definido na 37ª reunião do Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca, que aconteceu na segunda-feira, 28.

O Comitê também discutiu ações do projeto PAC Seca, do programa de distribuição de forragem e as alternativas para a aquisição de volumoso para o gado em usinas de processamento de cana-de-açúcar localizadas em outros estados da Federação. Todos esses pontos serão apresentados pela governadora Rosalba Ciarlini ao ministro Mendes Ribeiro Filho, durante audiência no MAPA, em Brasília. 

Fórum reivindica ações concretas para o semiárido

O Fórum do Campo Potiguar, a Articulação do Semiárido no Rio Grande do Norte - Asa Potiguar e a Igreja Católica vão se reunir   amanhã, 31, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X, subsolo da Catedral Metropolitana de Natal para discutir ações de convivência com a estiagem, especialmente no Semiárido do Rio Grande do Norte. O Fórum pretende convocar a sociedade a se mobilizar para que sejam tomadas medidas efetivas e reivindicar do Estado ações concretas que amenizem os efeitos da seca.

A reunião é consequência de uma outra realizada em abril do ano passado, com a participação da Arquidiocese de Natal e das entidades que compõem o Fórum do Campo Potiguar. Na ocasião, foi lançada a Carta do Campo Potiguar, pela afirmação da vida no Semiárido e convivência com a seca.

Entre os participantes da reunião, no próximo dia 31, estarão representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RN, Articulação do Semiárido - ASA Potiguar e a Igreja Católica, representada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, pelo administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira, e pelo Padre Talvacy Chaves, do Conselho Diretor de Cáritas, da Diocese de Mossoró.

Viúvo tem prisão decretada

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a prisão preventiva do empresário Alexandre Furtado Paes, marido da fisiculturista Fabiana Caggiano Paes, 36 anos, que morreu no dia 2 de janeiro deste ano em um hotel de Natal por asfixia mecânica, de acordo com o laudo do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) divulgado na quarta-feira passada (23).
DivulgaçãoAlexandre Paes, viúvo de Fabiana,  teve prisão preventiva decretada 
Alexandre Paes, viúvo de Fabiana, teve prisão preventiva decretada

O processo 0103047-04.2013.8. 20.0001, dado como "sigiloso", segundo o site oficial do Tribunal de Justiça do RN, traz o assunto como "homicídio simples". A determinação da prisão preventiva ocorreu na última sexta-feira (25) à pedido do delegado a frente das investigações Frank Albuquerque. Alexandre Furtado Paes se encontra na cidade de Osasco-SP, onde mora, mas não foi encontrado pela polícia paulista.

No dia em que o laudo do ITEP saiu, o delegado Frank Albuquerque afirmou que não ia pedir a prisão do acusado, apesar das contradições nos depoimentos, devido a colaboração com as investigações e pelo fato de ele ser réu primário e não ter antecedentes criminais registrados pela justiça.

O delegado relatou por telefone à TRIBUNA DO NORTE que mudou de planos diante de alguns acontecimentos estranhos ocorridos em São Paulo. "O viúvo mentiu muito em depoimento e tentou ocultar provas produzindo outras. Sem contar que recentemente a mãe e a irmã da vítima vêm recebendo ameaças", disse.

Fabiana Paes estava em Natal, passando férias na companhia da irmã, mãe, marido e sobrinhos. Foi encontrada inconsciente no banheiro de um hotel da capital. Levada ao hospital, não resistiu aos ferimentos vindo a falecer no dia 2 de janeiro. A vítima tinha marcas no pescoço, traqueia e pulmões, o que configura asfixia mecânica, confirmada nos laudos do Itep.

Governadora do RN e secretários estaduais são intimados pelo TJRN

Rosalba Ciarlini se emocionou ao responder críticas do presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Rosalba Ciarlini é intimada pelo TJRN
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
O desembargador Claudio Santos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), determinou a intimação da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, do secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Antônio Alber Nóbrega, e do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do RN (Ipern), José Marlúcio Diógenes Paiva, devido ao descumprimento de decisão judicial.
Segundo o desembargador, os três são responsáveis pela falta de aumento salarial de servidores ativos e inativos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). O secretário de Planejamento, Alber da Nóbrega, também foi alvo de mandado de prisão expedido pelo desembargador Virgílio Macedo nesta segunda (28).
Alber da Nóbrega, secretário de Administração do Rio Grande do Norte (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Alber da Nóbrega, secretário de Administração
do Rio Grande do Norte (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Na decisão, o desembargador alerta para as consequências cíveis e penais que podem recair sobre as autoridades, em virtude do descumprimento de decisão do Pleno do TJRN quanto à questão, inclusive com o envio dos autos para o Ministério Público, o que pode gerar abertura de processo referente à crime de desobediência. A intimação é uma oportunidade para que as autoridades se manifestem sobre a desobediência à respeito da decisão judicial.
No despacho, o desembargador determina que sejam intimados, pessoalmente, a governadora  o os outros dois membros da administração direta do executivo estadual. Em acórdão, todos os magistrados do pleno do TJRN decidiram que a chefe do executivo estadual teve posição ativa no descumprimento da decisão judicial.  “O Pleno do TJRN, à unanimidade, rejeitou as preliminares de indeferimento da petição inicial e de ilegitimidade passiva da chefe do Executivo e do presidente do Ipern”, divulgou o Tribunal por meio da Assessoria de Comunicação.

Professores do Estado não descartam indicativo de greve

O anúncio do reajuste salarial dos professores do Estado, direcionado no início do ano pelo Ministério da Educação, não satisfez a necessidade da categoria que é contratada pela Secretaria de Estado da Educação. A razão não é pela taxa de aumento em si, que concedeu quase 8% de reajuste, mas pelos outros questionamentos de interesse dos profissionais que continuam sem resposta. Segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), a última audiência realizada com a secretaria de Educação foi em agosto do ano passado.

Desde então que os pedidos de uma nova audiência são constantes, mas o sindicato não consegue uma oportunidade para discutir a situação da categoria. “A gente vem tentando discutir o Plano Estadual de Educação desde esse tempo e não temos sequer um retorno por parte da secretária Betânia Ramalho. Diversas diretrizes do plano devem ser abordadas, assim como questões da falta de estrutura das escolas e do projeto pedagógico”, disse Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sinte/RN.

Segundo Fátima, constantemente representantes do sindicato vão à secretaria para saber do pedido de audiência, “mas as únicas respostas que eles nos dão é de que a secretária não está no local ou ainda não foi sinalizada nenhuma audiência”.

“Há direitos previstos em lei que são negados, como aplicação de um terço da jornada para estudos e planejamentos de aulas.  Ainda segundo a sindicalista, é preciso realizar uma revisão do Plano de Cargos e Salários dos professores, que desde 2010 não é analisado; melhorar a gratificação dos diretores de escolas e revisar projetos de lei de gestão democrática. “No ano passado demos uma trégua para que o governo entendesse por si só que precisamos de melhorias e resolvemos não recorrer à greve. Mas neste ano pode ser diferente. Dia 18 de fevereiro realizaremos uma assembleia e não descartaremos o indicativo de greve”, afirmou Fátima.

Em nota divulgada para a imprensa, o Sinte/RN alegou que a secretária precisa demonstrar mais humildade e tratar o conflito como parte de uma ação democrática. “Se essa indiferença continuar ela pode receber o título da arrogância e prepotência pela comunidade escolar”, alerta a coordenadora do sindicato.

Veja mais AQUI

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

'É redução concreta', diz Dilma em novo aviso sobre conta de luz



Conta de luz - 24.01 v.1 (Foto: Editoria de Arte/G1)
A presidente Dilma Rousseff voltou a tratar, nesta terça-feira (29), da redução da tarifa de energia, que entrou em vigor no dia 24. Na coluna semanal "Conversa com a Presidenta", publicada em jornais regionais de todo o país, ela afirmou que é "concreta" a redução na tarifa de energia de pelo menos 18% para consumidores domésticos e 32% para a indústria.
"É uma redução concreta. Isso significa que as futuras atualizações tarifárias previstas nos contratos das distribuidoras incidirão sobre uma base menor, e não sobre a tarifa que vigorava antes do dia 24 de janeiro", disse Dilma.
Dilma voltou a assegurar o barateamento da energia elétrica para todos os cidadãos, inclusive os moradores de estados onde as concessionárias não aderiram à proposta do governo de prorrogação das concessões do setor associada a uma redução das tarifas.
"Nós garantimos a diminuição mesmo para quem mora nos Estados atendidos por empresas que não aceitaram o acordo proposto pelo governo", disse a presidente. "O barateamento da energia soma-se a outras medidas que já adotamos para baixar os custos das empresas e das famílias, ampliar o investimento, aumentar o emprego e garantir mais crescimento para o país", afirmou.
Em dezembro de 2012, o secretário-executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann chegou a afirmar que não seria possível reduzir as tarifas no percentual anunciado inicialmente pelo governo devido à recusa de algumas empresas de energia. Rejeitaram as condições do acordo proposto pelo governo Cesp (São Paulo), Cemig (Minas Gerais), Copel (Paraná) e Celg (Goiás). Os quatro estados são governados pelo PSDB, que faz oposição ao governo federal.
Sanção da lei
No dia 14 de janeiro foi publicada a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da lei 12.783, que renova concessões do setor de energia e permite o barateamento da conta de luz dos brasileiros.
Na época, cálculos do governo federal apontavam que as medidas previstas na lei levariam a uma redução média de 20,2% na tarifa de energia a partir de fevereiro (16% para residências e até 28% para a indústria).
A lei permite ao governo prorrogar, por até 30 anos, concessões de geração (usinas hidrelétricas e térmicas), transmissão e distribuição de energia que vencem entre 2015 e 2017. Em troca, esses concessionários tiveram que aceitar receber, já a partir de 2013, uma remuneração até 70% inferior pelo serviço prestado.
Uma parte da redução na conta de luz vem através dessa medida. A outra vem da eliminação, da conta de luz, de dois dos encargos setoriais incidentes: a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Reserva Geral de Reversão (RGR). Já a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) será reduzida a 25% de seu valor atual, e assume o custeio de programas contidos nos outros dois.
A energia produzida pelas usinas cujas concessões estão sendo prorrogadas, mais barata por conta do corte na remuneração desses agentes, será transformada em cotas e repartida entre todas as distribuidoras do país. Dessa maneira, segundo o plano do governo, o barateamento na conta de luz vai poder chegar a todos os brasileiros.

Bebê que nasceu com parte do coração fora do corpo deixa hospital


Um bebê que nasceu com parte do coração batendo fora do corpo deixou o hospital (Foto: BBC)Audrina terá que usar um colete para proteger o
órgão (Foto: BBC)
Um bebê que nasceu com parte do coração batendo fora do corpo deixou o hospital, após uma cirurgia bem sucedida. Veja vídeo.
Audrina nasceu com um terço do coração fora do corpo - uma rara condição cardíaca e muitas vezes fatal, conhecida como ectopia cordis.

A anomalia foi descoberta quando a mãe dela tinha 16 semanas de gravidez e, apenas um dia após o nascimento, em 15 de outubro, a criança foi ligada a máquinas para um cirurgia que recolocou o órgão dentro do peito da criança.
Os médicos do Hospital Infantil do Texas, em Houston, operaram por 6 horas a recém-nascida, criando uma cavidade para encaixar seu pequeno coração e depois cobri-lo com a pele de outras partes de seu corpo.
A bebê usará um colete ao redor do peito para proteger seu coração, enquanto ela continua a crescer.

Petroleiros realizam greve de advertência

Rio (AE) - O coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes, classificou como "bastante forte e contundente" a adesão da categoria à paralisação de 24 horas deflagrada à meia-noite de ontem. Segundo ele, os empregados de unidades importantes para a Petrobras, como duas refinarias paulistas, aderiram integralmente ao movimento. A greve de advertência foi a forma de os petroleiros protestarem contra o fato de a estatal não atender a reivindicação de mudança nos critérios de distribuição de lucros e aumento nos porcentuais de remuneração do plano de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de 2012.

Em nota oficial, a Petrobras evitou estimar o tamanho da adesão. A empresa informa que apresentou em dezembro passado uma proposta para pagamento de antecipação da PLR. "A proposta adota os mesmos critérios utilizados em anos anteriores para a antecipação, considerando os resultados das empresas do Sistema Petrobras nos três primeiros trimestres de cada ano", diz a nota.

A respeito da greve, a Petrobras afirma que adotou "todas as medidas administrativas e operacionais (...) para garantir a normalidade das atividades companhia, assim como a segurança dos trabalhadores e instalações da empresa". "A Petrobras continua aberta à negociação com as entidades sindicais para que as partes cheguem a um entendimento sobre a PLR 2012", destaca a companhia.

A greve de advertência teve até 80% de adesão entre os trabalhadores filiados aos sindicatos vinculados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). A entidade e a FUP são os representantes da categoria nas negociações com a Petrobras. Para o coordenador da FUP, apenas ao final da paralisação será possível avaliar a participação dos petroleiros no movimento. Mas citou o registro nas refinarias de Capuava (Recap) e Paulínia (Replan), ambas em São Paulo.

"Acredito que a adesão está variando entre 85% e 100%, dependendo das unidades. Mas nas refinarias de São Paulo, a adesão é de 100%", afirmou Moraes. A Replan informou, por meio de nota, que a paralisação não deve afetar a produção da unidade.

De acordo com o coordenador, a adesão dos petroleiros embarcados em plataformas marítimas interrompeu o trabalho em 34 das 40 plataformas da Bacia de Campos (litoral do Estado do Rio e do Espírito Santo), principal área produtora do Brasil. A produção não foi interrompida.

CNJ deve julgar hoje Oswaldo e Rafael

Na sessão de hoje do Conselho Nacional de Justiça entrará em pauta o processo administrativo contra os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz. Os dois são acusados de integrarem um esquema de desvio de recursos a partir do setor de Precatórios do TJRN.
joão maria alves/aldair dantasEm auditoria do TCE, Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz foram requeridos a devolver R$ 5,4 milhões e R$ 3 milhões, respectivamenteEm auditoria do TCE, Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz foram requeridos a devolver R$ 5,4 milhões e R$ 3 milhões, respectivamente

O processo no CNJ tem como relator o conselheiro Jorge Hélio. Ontem a tarde, a Assessoria do CNJ, confirmou que o processo contra os dois desembargadores potiguares está na pauta. Mas cabe ao presidente do Conselho, ministro Joaquim Barbosa, chamar o processo. Ou seja, o fato de ser incluído não implica, necessariamente, em entrar no julgamento.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD, 0002719-62.2012.2.00.0000), de relatoria do conselheiro Jorge Hélio, foi aberto em maio do ano passado, pelo Plenário do CNJ. Na época, os conselheiros também determinaram o afastamento dos desembargadores do cargo. Os dois já estavam afastados por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também apura o caso na esfera judicial. 

Pela denúncia, as irregularidades no setor de precatórios teriam sido cometidas durante o período em que os dois desembargadores ocuparam a presidência do TJRN.

A TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com o advogado Bóris Trindade, que defende o desembargador Rafael Godeiro, mas ele não atendeu ao telefone celular. O telefone celular do desembargador Rafael Godeiro estava fora de área.

O advogado Flaviano Gama, que defende o desembargador Oswaldo Cruz, foi contatado pelo telefone celular, mas não atendeu. 

QUEM É O RELATOR

O processo dos desembargadores Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz tem como relator o advogado Jorge Hélio, conselheiro  titular do CNJ desde 2009, com mandato renovado em 2011. Ele ingressou no CNJ na vaga reservada a indicação da Ordem dos Advogados do Brasil.

Jorge Hélio é cearense e integra a Comissão Permanente do CNJ de Acesso à Justiça e Cidadania. Paralelo as atividades como conselheiro, ele é professor universitário.

Pedido de auditores será  analisado no plenário do TCE

Auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado identificou supostos desvios praticados pelos desembargadores Rafael Godeiro e Oswaldo Cruz e por um grupo de servidores do TJRN. A investigação do TCE foi determinada em abril do ano passado e desde o dia 19 de dezembro cópias do relatório foram encaminhadas ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, o Tribunal de Justiça do RN e a 7a. Vara Criminal de Natal. 

Segundo dados do relatório, ao qual a TRIBUNA DO NORTE teve acesso, Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro foram requeridos na devolução de R$ 3.063.430,47 e R$ 5.458.826,16, respectivamente. Carla Ubarana, George Leal, todos os laranjas, Wilza Dantas e João Batista Pinheiro, ex-secretários do TJRN, também tiveram pedidos de condenação e ressarcimento formulados pela equipe de auditoria do Tribunal de Contas. A desembargadora Judite Nunes, presidente do Tribunal de Justiça do RN à época do escândalo dos precatórios, não foio responsabilizada pelos desvios, segundo avaliação da auditoria do TCE/RN.

O ressarcimento, se for aprovado pelo plenário, é feito de forma "solidária" entre os possíveis condenados. Ou seja, caso um não possa arcar com as despesas integralmente, os demais são chamados a "completar" o pagamento.  O pedido, que funciona como uma peça de acusação, ainda será analisado pelo conselheiro responsável pelo processo, Carlos Thompson. Todos os acusados terão oportunidade para se manifestar acerca das conclusões da equipe de auditoria. Após a instrução, Carlos Thompson deve proferir um voto e o plenário do TCE decidirá se acata o relatório.

CNJ pode fixar punição máxima a Oswaldo e Rafael

No julgamento que envolve os desembargadores afastados Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a punição máxima contra um magistrado é a de aposentadoria compulsória. Se forem considerados responsáveis ou corresponsáveis pelas fraudes nos precatórios, os dois desembargadores terão, portanto, que deixar em definitivo as atribuições no Tribunal de Justiça, mas não teriam prejuízos remuneratórios, uma vez que seriam aposentados.

Se o julgamento que está na pauta do CNJ para hoje for adiado, até mesmo essa punição não será possível para Rafael Godeiro. Ele completa 70 anos no dia primeiro de fevereiro e tem que se aposentar, como determina o regime jurídico único do  servidor.

Além desses processos no CNJ, os dois desembargadores também respondem a  processos no Superior Tribunal de Justiça. Neste caso, como se trata de decisão judicial, a punição pode ser mais rigoroso e tem a possibilidade de chegar à perda do cargo. Com isso, eles não teriam direito à aposentadoria com a remuneração integral equivalente à do cargo de desembargador.